Rihanna pequenarihanna1

Robyn Rihanna Fenty nasceu na ilha caribenha de Barbados, em Saint Michael em 20 de fevereiro de 1988. Filha de Mónica Fenty e Ronald Fenty. Rihanna possui 2 irmãos mais novos Rorrey e Rajad.

Começou a cantar aos 9 anos no ensino primário da escola Charles F. Broome Memorial School, onde formou o seu primeiro grupo musical com mais duas colegas de classe aos 14 anos.

Com 15 anos, Rihanna foi apresentada por um amigo ao produtor musical Evan Rogers e Carl Sturken que já tinha produzido vários cantores e então eles resolveram marcar uma audição na qual a Rihanna interpretou a canção da banda Destiny’s Child.

Rihanna, Evan e Carl acabaram criando quase doze músicas, sendo que quatro delas eram demos, uma nova versão da balada “Last Time” de Whitney Houston. E o que seria o single da estreia de sua carreira chamado “Pon De Replay”.

Em Janeiro 2005 a demo foi envia por Rogers para várias gravadoras e uma das cópias chegou na Def Jam Recordings onde Jay Brow ouviu-o e tocou ela para Jay Z. A Def Jam foi a primeira gravadora a responder e a chamar Rihanna para uma audição onde cantou “For The Love Of You” para Jay Z. Ele quis imediatamente assinar com a Rihanna.

Jay Z sugeriu que seu nome artístico fosse Rihanna (seu nome do meio), já que Robyn é um nome comum nos Estados Unidos. Depois de três messes gravando seu álbum de estreia que contou com a produção de Evan Rogers, Carl Sturken, Stargate e Poke & Tone.

Seu single de estreia, “Pon de Replay”, em 22 de agosto de 2005 que mais tarde viria ser destacado com certificado de ouro e platina, sendo considerado o “Hino de Verão 2005”, alcançou a 2º colocação da Billboard Hot 100 e do Uk Singles Charts, além de conseguir chegar ao Top 10 em 15 países diferentes.

247

Music Of The Sun, seu álbum de estreia lançado em agosto de 2005 alcançou a 10º posição na Billboard 200, vendendo 69.000 cópias em sua primeira semana. O álbum vendeu mais de dois milhões cópias mundialmente e foi certificado pelo RIAA como álbum de ouro.

Rihanna_-_A_Girl_Like_Me

Um mês após o lançamento do seu álbum de estreia, ela começou a trabalhar em seu segundo álbum de estúdio. Em 2006 foi lançado o “A Girl Like Me” que trouxe o hit “SOS”, sua primeira música a alcançar o topo da parada americana O álbum entrou paradas em todo o mundo, chegando ao número um no Canadá e número cinco, tanto no Reino Unido e nos EUA, onde vendeu 115 mil cópias em sua primeira semana.

Unfaithful, segundo single do álbum “A Girl Like Me” tornou-se um sucesso alcançando o top 10 de doze países e pegou a 6º posição na Billboard Hot 100.

Ainda em 2006, Rihanna mostrou ao mundo seu lado solidário com a fundação da “Believe Foundation”, criada para ajudar crianças com doenças terminais.

Rihanna_GGGB

Em maio de 2007, Rihanna lança seu 3° álbum chamado “Good Girl Gone Bad” produzido por Timbaland, Will.I.Am, seanGarret e outros e atingiu a segunda posição da Billboard 200 e liderou as paradas em vários países. A canção “Umbrella” se tornou um grande Hit ficando em 1º ma Alemanha, Australia, Ástria, Bélgica, Canadá, Estados Unidos e na Europa, ficando 10 semanas consecutivas no topo da chart inglês. Rihanna ganhou seu primeiro Grammy com “Umbrella” categoria de Melhor Colaboração Rap / Sung ao lado de Jay Z. Shut Up And Drive, Don’t Stop The Music também foram singles bem sucedidos de GGGB. Em 2008, Rihanna relançou o álbum “Good Girl Gone Bad: Reloaded” incluindo mais 3 canções: Take a Bow (foi primeiro no Canadá, UK e Estados Unidos), If Never See Your Face Again feat Maroon 5 e Disturbia (Primeiro nos Estados Unidos e Nova Zelândia). Good Girl Gone Bad já vendeu mais de sete milhões de cópias no mundo todo.

rihanna-rated-r

Em 2009, Rihanna lançou o álbum “Rated R”, que teve como primeiro single a música “Russian Roulette”.  O álbum mostra um amadurecimento e um estilo diferente GGGB mostrando um lado obscuro e forte reflexo de suas experiências pessoas principalmente da violência domestica. A música de maior sucesso do álbum ficou com o 3º single ”Rude Boy”, que ficou 6 semanas em 1º lugar na Billboard Hot 100. Rated R: Remixed foi lançado na primavera de 2010 e contou com dez faixas do álbum remixado por Chew Fu.

Em 2010, Rihanna grava um dos maiores colaborações de sua carreira a música “Love The Way You Lie” com Eminem. Essa foi uma das canções mais vendidas em 2010.

rihanna-loud-cover

Em 16 de Novembro de 2010 Rihanna lança seu quinto álbum ,“Loud” que alcançou o 1º lugar nas paradas da Inglaterra, de acordo com UK Albums Chart e o 3º lugar na Billboard. O primeiro single “Only Girl (In the World)” alcança o primeiro lugar em 15 países, incluindo Canadá, Reino Unido e os Estados Unidos. O segundo single “What’s My Name?” Feat Drake mantém o sucesso do single anterior conseguindo alcançar o topo dos chats nos Estados Unidos e Reino Unido. Continuando a fazer hits, o terceiro single de “Loud” também alcança o topo da Billboard Hot 100 assim que ganhou um remix com a participação de Britney Spears.

Com tantos hits em seu currículo, Rihanna consegue quebrar um Record tornando-se a primeira artista solo a conseguir colocar 10 singles no topo da Billboard Hot 100 em menos tempo, menos de 5 anos.

capa-de-talk-that-talk-sexto-album-de-estudio-de-rihanna-1321613846276_300x300

Em novembro de 2011, Rihanna lançou o álbum “Talk That Talk” que estreio em 3º lugar na Billboard 200 vendendo 198.000 cópias e em 1º lugar no Reino Unido com 163.000 cópias. “We Found Love” parceria com o DJ Calvin Harris carro chefe do álbum foi a 11º música de Rihanna a alcançar o topo da Hot 100 da Billboard ficando 10 semanas no topo. Sendo essa música a de maior sucesso de sua carreira nos Estados Unidos.

Em 2012, Rihanna estreou no cinema no filme chamado “Battleship – Batalha dos Mares” como Cora Raikes.

Ainda em 2012 Rihanna produziu seu primeiro programa de televisão chamado “Styled To Rock” que estreou em UK.

Y4PRA

Apesar de todo sucesso e grande vendas, foi só em 2012 com o lançamento de “Unapoligetic” que Rihanna conseguiu o Topo da parada de álbuns mais vendidos nos Estados Unidos com 238.000 cópias vendidas na semana de lançamento. O primeiro single do álbum “Diamonds” foi um grande sucesso, tornando-se a 12º música a atingir o topo da parada de singles americana. O segundo single “Stay” com participação de Mikky Ekko também foi sucesso mundial alcançando o top 5 em mais de vinte países, incluindo o 3º lugar na Billboard Hot 100.

Em 2013 Rihanna não lançou nenhum álbum quebrando o ciclo de 4 anos consecutivos lançando material novo.

Em Fevereiro de 2014 Rihanna foi anunciada pelo CEO da DreamWorks Animation como responsável pelo álbum conceitual da animação “Home” ao qual Rihanna também dublava a personagem Tip ao lado das estrelas como Jim Parsons, Steve Martin e Jennifer Lopez.

Em dezembro de 2014 Rihanna foi anunciado como diretora criativa e embaixadora da marca de moda esportiva Puma.

Em janeiro de 2015 Rihanna iniciou os trabalhos de seu oitavo álbum lançando o single “FourFiveSeconds” com Kanye West e Paul McCartney. E realizaram a apresentação da música no 57º Awards Grammy. Com apenas uma apresentação e sem divulgação a música alcançou o 4º lugar na Billboard Hot 100.

Em Março de 2015 a Dior anuncia Rihanna como novo rosto da marca, sendo a primeira mulher negra a participar da campanha da marca estreando a campanha “Secret Garden”.

O segundo single “Bicth Better Have My Money” foi performado pela segunda vez no iHeartRadio Music Awards em 29 de março de 2015. E o clipe, dirigido por Rihanna e MegaForce, foi lançado um pouco mais de 3 meses depois do lançamento da música. A faixa alcançou a 15º posição na Hot 100 da Billboard.

O clipe de BBHMM com sete minutos de duração conteve cenas com conteúdo explicito, nudes e violência, sendo bloqueado pelo youtube na estreia (sendo permitido a visualização apenas para maiores de 18 anos). O clipe foi muito comentado devido ao conteúdo, muitos gostaram do clipe, mas alguns chegaram a afirmar que o clipe é contra o feminismo. Rihanna afirmou que queria fazer uma obra de arte e não entendeu o porquê do clipe não ser feminista, uma vez que a “Bitch” era um homem. O clipe foi co- dirigido por Rihanna.

Em Abril de 2015 foi lançada “American Oxygen” com clipe exclusivo no Tidal, além de ter trechos da música no comercial do March Medness, torneio de basquete masculino na NCAA. Tendo apenas uma apresentação televisionada no programa “Saturday Night Live” a música atingiu a posição 78 na Billboard Hot 100.  O clipe mostra cenas fortes e icônicas da história dos Estados Unidos, cheio de ambiguidade.

720x405-GettyImages-491769122

Em 8 de outubro Rihanna finalmente revelou o nome do R8 intitulado de ANTI e a capa do Álbum em um galeria de arte em Los Angeles. Ainda não foi divulgado a data de lançamento do ANTI, no momento a promoção do álbum é feito através do site Antidiary.com